Apresentação
O curso Análise de Mercado no Futebol te preparará para entender e atuar de forma estratégica na análise de mercado e scouting de atleta de modo que possa trabalhar com prospecção, captação e negociação de jogadores. Você compreenderá desde os conceitos fundamentais da avaliação no futebol até as metodologias e ferramentas de análise de dados, estando apto para interpretar, estruturar e aplicar análises de mercado no contexto futebolístico. O curso traz uma visão sistêmica que permite conectar desempenho, formação de elenco e estratégias de longo prazo, alinhando cada ação aos objetivos do clube.
Diferenciais
1) Especialistas do mercado: Aprenda com profissionais renomados, que compartilham experiências reais e conhecimentos práticos sobre a análise e estruturação de equipes.
2) Abordagem sistêmica e estratégica: O curso ensina uma visão integrada do futebol, abrangendo desde a análise de jogo até a estruturação de elencos, possibilitando uma atuação estratégica e alinhada aos objetivos do clube.
3) Ferramentas e metodologias atualizadas: O curso apresenta as principais ferramentas e técnicas de análise de dados aplicadas ao futebol, capacitando o aluno para utilizar softwares e processos analíticos que são tendências no setor.
4) Foco na carreira e empregabilidade: O conteúdo foi elaborado para desenvolver competências práticas e demandadas no mercado, aumentando as chances de atuação e progressão profissional no futebol.
Mercado de Trabalho
Após a conclusão do curso, o aluno estará habilitado a desempenhar funções estratégicas dentro do mercado do futebol. Com habilidades para avaliar e identificar talentos no mercado e estruturar elencos a partir de uma perspectiva sistêmica, o profissional formado estará preparado para atuar como analista de mercado e scout ou em funções de apoio à gestão técnica de clubes. Com um conhecimento sólido das metodologias e ferramentas de análise, você poderá colaborar diretamente na tomada de decisões esportivas, ampliando a competitividade e o desenvolvimento dos clubes no mercado desportivo.
Público
- Analistas de desempenho, mercado e scout;
- Treinadores e auxiliares técnicos;
- Jornalistas;
- Profissionais da área técnica, de gestão ou de inteligência de dados;
- Estudantes de Educação Física, Esportes, Administração;
- Estudantes de Ciência da Computação, Engenharia, Matemática, Estatística ou Economia.
Módulos
1) Avaliação no Futebol: conceitos básicos e história
2) Análise de desempenho, mercado e scouting: delimitando competências
3) Metodologias e ferramentas analíticas: introdução à análise de dados e suas aplicações
4) Estruturação de elenco: uma perspectiva sistêmica
Autores
OLIVER SEITZ Formação Acadêmica: Bacharel em Comunicação, Relações Públicas, Marketing (UFPR); Mestrado em Ciências e Comunicação Corporativa (PUC-PR); Executive PG Dip, Corporate Finance & Law (ESADE); Executive Education in Sport Analytics (MIT) e PhD em Football Business (Universidade de Liverpool). Experiência Profissional: Atuação como Head de Marketing, Head de Scouting & Análise, Head e Diretor de Inteligência de Negócios e Diretor de Operações. Passagem por clubes como Coritiba SAF, Athletico Paranaense, Al Hilal United (EAU), K Beerschot VA (BEL) e atualmente na United World – empresa global de propriedade multiclube (MCO) e outros empreendimentos.
Perfil em Redes: LinkedIn
JOÃO PAULO MEDINA Formação Acadêmica: Licenciado em Educação Física; Mestre em Filosofia da Educação (PUCC); Doutorado (UNICAMP); Especialista em Gestão Esportiva (FGV). Experiência Profissional: Com mais de 50 anos de experiência no futebol, atuou como Preparador Físico, Assistente Técnico, Coordenador Técnico, Consultor, Executivo de Futebol e CEO, tanto em equipes de categorias de base como profissionais, e seleções. Passagem por clubes como Portuguesa, Ponte Preta, Corinthians, Guarani, São Paulo, Palmeiras, Santos, Internacional RS, Flamengo, Coritiba, Al Helal (KSA), Al Etihad (KSA), Club Athletico Paranaense, entre outros.Trabalhou também nas seleções do Brasil e Arábia Saudita. Perfil em Redes: